Mitos e Verdades sobre pele oleosa #vemver

Pele oleosa é sempre um problema pra maquiagem e pra vida não é mesmo? É desagradável e super desconfortável! A minha pele é um pouco oleosa na região do nariz e mesmo eu tomando sempre os devidos cuidados, ela fica oleosa, menos mais fica 😦 Masss… mesmo assim eu separei umas dicas super legais e aproveitei pra separar algumas verdade e mitos, já que muitas coisas que ouvimos por aí não são verdades!

Vamos lá:

“O excesso de oleosidade na pele é um fator biológico causado pelos hormônios, principalmente a testosterona, que age nas glândulas sebáceas, aumentando a produção de sebo. Tem maior incidência nos homens do que nas mulheres: em média, a quantidade de testosterona neles é entre 7 a 8 vezes superior do que nelas.”¹

Claro, que morando num país tropical como o nosso, a produção de oleosidade e o aparecimento de espinhas é maior 😦

O Dr. Damiê De Villa, dermatologista especialista pela SBD e responsável pelo setor de dermatologia do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, falou sobre o que é mito ou verdade sobre o tema, e eu fiquei bem prestando atenção, já que a primeira coisa que ele disse foi sobre o chocolate, e com a páscoa aí né, eu quero saber tudo!! 🙂 🙂

chocolate barra

Chocolate causa espinhas. MITO

Essa história de chocolate dar espinhas ainda é um assunto um pouquinho controverso, mas, alguns estudos mostraram que o chocolate amargo (70% cacau ou mais) diminui a formação de acne, enquanto as outras variedades aumentam, pelo alto índice glicêmico, ou seja, o que estimula a produção de óleo, é principalmente o açúcar e o leite presentes no chocolate, bem como os aditivos e a gordura hidrogenada. Então na verdade não é o chocolate em si que causa espinhas, e sim a oleosidade, e o leite, açúcar e a gordura são o vilões que produzem oleosidade! Acho depois de saber disso, o melhor melhor mesmo é diminuir o açúcar né! Chocolate amargo me aguarde que você é todo meu! hahah

Pele oleosa é sinônimo de pele hidratada. MITO

A pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada, inclusive, algumas pessoas com pele oleosa podem apresentar áreas ressecadas. Existem produtos específicos para esse tipo de pele.

Oleosidade em excesso causa espinha? VERDADE

A oleosidade causa espinha por contribuir na obstrução dos poros e propiciar a colonização por bactérias.

As espinhas são mais frequentes nos homens. VERDADE

A acne em homens tende a ser mais grave e duradoura do que nas mulheres, graças à testosterona. O uso de produtos adequados para pele oleosa e uma alimentação saudável tendem a diminuir o problema.

Usar adstringente causa ainda mais espinhas. MITO

Geralmente, o uso de adstringentes melhora a acne; todavia, em alguns casos, pode irritar a pele acneica, fazendo com que piore a inflamação.

Lavar o rosto com água frequentemente durante o dia pode ressecar a pele. MITO

O ressecamento não está associado com a frequência, e sim, com a temperatura da água. O uso de água quente resseca a pele; o ideal é utilizarmos água fria para a limpeza da face.

TRATAMENTO, CUIDADOS E PRODUTOS

Naturalmente falando, o sebo possui a função de proteger o couro cabeludo contra infecções diversas. Também lubrifica e evita rachaduras na pele. No entanto, em excesso, pode tornar-se um problema estético e de saúde e pode evoluir para dermatite, acne e até caspa.

O ideal é consultar um dermatologista para saber qual o melhor protocolo para cada tipo de pele. Entretanto, em geral, o indicado é que o rosto seja lavado em média 2 vezes ao dia. O protetor solar ajuda muito na hidratação e proteção da pele!

Manter a pele sempre limpa, evitar o stress e ter uma alimentação saudável – tudo isso ajuda a eliminar o excesso de oleosidade e a acumulação de impurezas.

Em relação aos produtos indicados – Evite cosméticos gordurosos, tipo creme, e também os que contêm álcool na fórmula, pois ressecam a pele e estimulam a produção de sebo. Dê preferência a produtos de textura fluida, em forma de gel ou serum. E nunca exagere nas quantidades!

Como vocês viram, muitas coisas são mitos, quando eu era pequena eu vivia ouvindo as pessoas me dizerem que chocolate dava espinha, e a gente viu que na verdade é a oleosidade que causa espinha, acho que era pra eu não comer muito hahaha. Enfim, dúvidas tiradas, acho que agora eu já posso comer meu chocolate, afinal domingo é Pascoa 🙂 🙂 Delíciaa ❤

  • Quem curtiu dá um like aí e deixa seu comentário sobre o que achou da matéria.. Super beijo a todos e ótimo feriado

 

🙂

 

¹Texto retirado do blog emais.estadao.com.br

Texto original escrito pelo Glauco Junqueira do blog estadão

Anúncios