A simbologia das cores na decoração da casa!

Você sabia que as cores causam influências psicológicas nas pessoas, podendo alterar o seu estado emocional e até a sua produtividade? Sim é verdade, e é muito legal na hora de decorar nosso ambiente favorito da casa, saber exatamente o queremos transmitir pra nós mesmos! Por exemplo, no quarto o ideal são cores mais leves e que trazem a sensação de leveza, pra depois de um dia super cansativo de trabalho nós possamos relaxar! Então as cores da sua casa são super importantes sim! 🙂
Apesar do fator cultural ser decisivo em sua simbologia, algumas associações normalmente são feitas desde os tempos mais primitivos até os dias atuais, assumindo significados cada vez mais abstratos nas diversas civilizações.
Olha aí então o significado da sua cor favorita 🙂

Vermelho

A cor do amor! Deixa o ambiente super romântico e é uma cor super quente, vibrante e estimulante. Desde os primórdios das civilizações foi associada ao fogo e ao sangue, sendo usada largamente na simbologia de brasões familiares. Apesar de ser considerada uma cor acolhedora na decoração, deve ser usada com cautela para não se tornar cansativa aos olhos. O vermelho se destaca com muita facilidade, portanto, se você quer um ambiente aconchegante sem dispensar a personalidade, procure utilizá-lo nos detalhes.

 

Amarelo

Esta cor representa a claridade, a luz, o calor e a riqueza material e espiritual. Com tantas qualidades, se associa a ambientes alegres e descontraídos. Quer dar uma cara mais jovial e descomplicada aos seus ambientes? Invista no amarelo!

 

Laranja

Esta cor junta as propriedades do vermelho e do amarelo, cores que lhe dão origem. Por isso, está associada ao calor, ao acolhimento, à alegria e à luz. Devido ao seu poder de dispersão, os espaços coloridos em laranja causam uma sensação de que são maiores do que na realidade, além disso, esta é uma cor que psicologicamente facilita a digestão.

 

 

Verde

A cor verde é uma cor passiva, ajudando a aliviar as tensões e a equilibrar o sistema nervoso. Você já percebeu que a maioria dos hospitais tem as paredes pintadas de verde? Simbolicamente está associada à felicidade, à libertação, à esperança e à natureza. Quer um espaço com aspecto de suavidade e frescor? Acerte usando o verde!

 

 

Azul

O azul é uma cor fria e suas propriedades estão associadas à tranquilidade, ao sono e ao frescor, provavelmente por evocar o céu e o mar. Nas tonalidades mais claras é amplamente recomendado para quartos infantis, com o intuito de criar um ambiente tranquilo. Já nas cores mais fortes como o azul marinho cria um ar de maior sofisticação, enquanto no turquesa associa frescor e jovialidade.

 

Branco

O branco, como todos já sabem, está associado à paz e à pureza. Seu efeito de claridade pode ajudar a ampliar os ambientes visualmente, podendo ser base para qualquer decoração, sendo combinado facilmente com todas as outras cores. Quer um ambiente calmo, sofisticado e aconchegante? Associe o branco a outros tons neutros e elementos naturais.

 

Preto

A cor preta está psicologicamente associada ao luto e à depressão. Na decoração, deve ser usada com cautela para não criar espaços muito pesados e, dependendo da dosagem, poderá surpreender com ambientes sóbrios, sofisticados e extremamente contemporâneos.

Use as cores como aliadas para criar as sensações que pretende causar. Sua casa ficará mais linda e com a sua energia impressa nas paredes e nos móveis!

 

  • E vocês, qual sua cor preferida? Conta aí :p

 

Post original escrito pela Yasmin Alcaraz do blog revistamariee.com.br

 

Anúncios