A delicadeza de Deus #DiaVerde

Hoje é dia da árvore, dia também de reflexão sobre o que estamos fazendo para cuidar e preservar essas obras primas que só podem ter vindo de Deus, de uma tamanha delicadeza e beleza que as vezes dá até vontade chorar de tão lindo.

Quando eu fui viajar para Roma em novembro do ano passado fiquei impressionada com tantas belezas naturais e tantas flores e árvores pelas ruas, realmente os italianos são pessoas muito delicadas e dá pra perceber isso em todos os lugares, nas praças, nas ruas, nas janelas das casas das pessoas, todo lugar tem espaço para uma flor, um árvore centenária, uma fonte, enfim, gostaria que todas as pessoas do mundo soubessem da importância que é a natureza, não só porque filtra o ar, mas porque deixa nossos corações mais puros, e eu sei que falando assim parece coisa de gente apaixonada, e olha, é exatamente isso, eu sou apaixonada pela vida, pelo mundo e por tudo que há nele. Até separei algumas imagens de lugares incríveis que são para nos inspirar, nos conscientizar e passar isso para as próximas gerações.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O dia da árvore é comemorado em todo o mundo e em datas diferentes. Aqui no Brasil o dia 21 de setembro foi escolhido pelos índios que cultuavam as árvores no começo da primavera, época em que eles preparavam o solo para cultivo.

Plantar uma árvore: uma ação simples que pode gerar muitos frutos para o planeta!

Se cada um de nós pensasse em plantar pelo menos uma árvore durante a vida, com certeza estaríamos ajudando muito para conservação da vida e com perspectivas de um futuro melhor. Eu sei que pra quem mora em cidade grande é muito difícil encontrar um local apropriado, mas vale qualquer outra planta, de repente você não pode plantar uma árvore, mas então plante um flor em um vaso, qualquer atitude a favor da natureza é uma atitude a favor da vida e vale muito!

Lembrando que o plantio de árvores favorece diretamente a: restabelecer a regularidade do clima, melhoria do ciclo hidrológico (porque acaba melhorando a regularidade de chuvas), redução da velocidade dos ventos, aumento da diversidade e quantidade da fauna nas cidades, especialmente de pássaros, melhoria das condições acústicas, diminuindo a poluição sonora, opções de recreação e lazer em parques, praças e jardins, entre outros.

O que você deve saber se quer plantar uma árvore:

  • Verificar o local onde quer plantar para somente depois escolher o tipo de árvore;
  • Verifique a exposição ao sol – algumas espécies se adaptam melhor a sol pleno, outras pedem muita sombra;
  • Observe a distância que a árvore pode ser plantada de muros e cercas. É importante tomar cuidado com calçadas – algumas árvores têm raízes que danificam o calçamento e asfaltos;
  • Opte por fazer o plantio em períodos de pouco impacto térmico, como primavera ou outono.
  • Depois disso é só escolher a muda e seguir as instruções técnicas de plantio específicas para cada espécie!

Curiosidades

A árvore mais antiga do Brasil é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo. (fonte: http://www.eloambiental.org.br/blog/?p=38

nao-faz-mal-5

Referências: pinterest.com e smartkids.com.br

Anúncios