New haircut e como as mudanças fazem bem :)

“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”.

Fernando Teixeira de Andrade

Falar de mudança é complicado, nem sempre temos vontade de mudar, porque ficar na situação em que estamos é bem melhor né? Não exige esforço algum, mas também nenhum resultado novo!

Hoje eu acordei pensando sobre como as mudanças influenciam na nossa vida, na nossa autoestima, e nas nossas atitudes. É impressionante como o simples fato de cortar o cabelo e ver uma nova forma de si faz diferença! Essa semana fiz uma mudança no visual, cortei o cabelo 🙂 Faziam dois anos que eu cortava haha, eu só cortava as pontas pra deixar crescer pro casamento, e ai quando cortei me senti revigorada, de verdade! Ai parei pra pensar quantas vezes eu realmente me arrisquei na vida e disse é hoje que eu vou fazer tudo acontecer, é hoje que eu vou acreditar em mim, e olha, percebi que eu sou uma aventureira! Quantas mudanças vezes difíceis, vezes gostosas, vezes complicadas aconteceram na minha vida! Mas a maior mudança que decidi fazer sem dúvida foi quando decidi deixar velhos hábitos que já estavam impregnados em mim e aceitar uma mudança comportamental eficiente, que foi com 15 aninhos quando fiz encontro de jovens na minha igreja.

Eu lembro como se fosse hoje: em dezembro de 2004 resolvi cortar o cabelo bem curtinho (mudança que eu nunca tinha feito) e parar de correr atrás de amigos que na verdade nunca foram amigos de verdade! Em janeiro de 2015 fiz três dias de retiro e chorei muito durante o evento, pois percebi que eu estava esse tempo todo deixando de lado pessoas que me amavam pra ser outra pessoa que eu não era! Foi quando eu percebi que a vida é movimento! A vida é curta de mais pra perder tempo com o que já foi! A vida é curta de mais pra não ser feliz! A vida é curta de mais! 

eu

Sem a mudança corremos o risco de ser fazer tudo como sempre fizemos e estagnar. Claro, a mudança é um processo, ninguém muda de uma hora pra outra, as vezes ela leva tempo, reflexão e principalmente coragem. Ainda assim, para quem sente que a sua vida caminha a seu belo prazer, contentes e felizes, ótimo, desejo que assim continuem. Mas para muitas pessoas, o caminho atual está a ser percorrido com ausência de significado e satisfação, sentido que as suas vidas estão paralisadas. Certamente querem mudar, mas parece que não conseguem descobrir como mudar. A final perder peso é difícil, ir a academia no frio então nem se fala, e sabe porque? ficar na zona de conforto é muito mais fácil, mas eu preciso te dizer, que se você quer ser realmente feliz, ser bem sucedido, você precisa fazer coisas que ninguém faz, precisa se arriscar como ninguém faz e precisa acreditar em si em primeiro lugar! Porque ninguém vai fazer nada disso por você!

A grande verdade é que queremos mudar sem esforço, e é por isso que a sessão de livros de auto-ajuda é uma das que mais vendem! Desconfie de tudo que diz “milagre”, “Magia”, “fácil ou rápido”, desconfie, tudo que vem fácil, vai fácil! A mudança é um processo lento, cansativo e as exige muito esforço, por isso vale a pena! Porque pode produzir frutos inimagináveis!

O simples fato de cortar o cabelo me deu uma força que diz que eu posso chegar onde eu quiser, desde que eu queira muito e foque naquilo. É impressionante, não sei explicar como uma mudança relativamente simples faz toda diferença! É como se tudo mudasse, e eu deixasse de ser aquela, para se tornar esta!

Eu sempre soube que tudo que você focaliza se expande, e se em todos os momentos eu pensar -” Eu não posso!”, -“Eu não vou conseguir”, sabe o que vai acontecer? Eu realmente não vou conseguir, isso porque o universo sempre está a nosso favor! Ele sempre faz de tudo para que sejamos felizes, e se eu falo o tempo todo que não estou feliz, que não sou bom em nada, o universo entende que é isso que eu quero, e vai me dar exatamente isso!, o insucesso, o medo e etc. E não é isso que eu quero, então eu sempre procuro pensar em coisas boas e alegres, para que a felicidade chegue até mim.

Então pra você que tem medo da mudança, pense em coisas boas, acredite em você, se tem vontade viajar, economize dinheiro, se programe, o simples fato de economizar pra viajar, já é mudança, e já te estimula a continuar!

Existem 4  coisas que nos impedem de mudar verdadeiramente:

1º Bagagem emocional: Alguns dos acontecimentos do passado podem deixar marcas profundas na nossa vida. Talvez na sua infância tenha sofrido humilhações, tenha ficado decepcionando com algo, tenha sido rejeitado, sofrido bullying, tenha desenvolvido alguns medos, ou tenha construído uma imagem distorcida de si mesmo. Sejam quais forem as razões que o paralisam, ou façam com que de forma recorrente vá sabotando os seus próprios objetivos, a carga emocional que transporta efetiva-se como um obstáculo a que seja bem sucedido nas mudanças que vai querendo implementar na sua vida.

2º Hábitos: Se temos hábitos que nos servem, saudáveis, adaptativos e de acordo com os nossos objetivos e valores, certamente a vida corre sem grandes problemas ou entraves, nos sentimos satisfeitos, realizados e no controle da situação. Mas, e quando alguns hábitos são prejudiciais e nos conduzem a comportamentos indesejados e que nos causam graves problemas pessoais e por vezes também problemas psicológicos? Arrisco a dizer que temos de mudá-los, que temos de implementar outros que estejam de acordo com os nossos valores e nos sirvam a longo prazo.

3º Emoções: As emoções negativas, como medo, raiva, tristeza, frustração e desesperança, podem atuar como um poderoso dissuasor para mudar a vida. Por exemplo, muitas pessoas não conseguem mudar alguns dos seus comportamentos ou tomar determinadas decisões na sua vida por causa do medo do fracasso. Na minha opinião esse é o pior de todos, o medo nos paralisa, toma conta de nós se deixarmos, sério, eu já tive muito medo, de muitas coisas, e ainda tenho, mas agora eu descobri que ele é importante porque me previne, mas que eu estou no comando, e ele não vai me paralisar, eu vou enfrentar o que for pra conseguir chegar nos meus objetivos pessoais.

4º Ambiente: Se você, na melhor das boas intenções se acostumou a transportar a sua bagagem emocional negativista e sedimentou os hábitos prejudiciais suportados pelas suas emoções negativas, provavelmente o ambiente em que vive não será propício para uma mudança de vida positiva. É possível que tenha criado rotinas que estão reforçando hábitos que tem, exatamente por responder de forma negativa à sua incapacidade de mudar para outros mais positivos e saudáveis. Não estou dizendo que tem de mudar de casa, de emprego ou de amigos, nada disso. O que pretendo mostrar é que dentro do ambiente em que se movimenta, deverá aprimorar o seu estilo de vida, atitudes, comportamentos e atividades que tem, no sentido de preparar o terreno de forma a que com mais facilidade possa passar a expressar a mudança positiva que pretende implementar.

mudança 1

A mudança é possível! Você ainda pode ser feliz!

Bom eu escrevi tudo isso hoje não só porque eu cortei o cabelo haha, mas pra mostrar que como um simples gesto, uma simples atitude pode provocar em nós mudanças tão significativas na forma de ver o mundo, na forma de viver. Sabe, o mundo está aí, mudanças acontecem a todo momento, a cada segundo, alguém descobre algo novo que daqui a algum tempo vai transformar a vida das pessoas, é isso sabe! Você quer agregar algo a vida de alguém? Você quer agregar algo a sua vida? Então não pare! Mude! Avance! Não tenha medo! Tenha coragem! Vá ser feliz! Felizzz!

“A vida é como andar de bicicleta, se você parar de pedalar, você cai!”

É isso! Seja feliz hoje!

Super beijo a todos vocês!

Referências: Pinterest, escola psicologia

Anúncios