O que é Pilates?!

Quem acompanha o blog sabe que eu sou graduada em Ed. Física e atuei durante 2 anos na área de Pilates, nesse período aprendi a importância da prática de atividade física na nossa vida e a importância de atividades integradas, que além do corpo também trabalham a mente, e o Pilates é uma dessas atividades completas, que deixam nossa vida mais alegre e saudável.

Pilates é um método de treinamento criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) que visa o alongamento e a fortificação do corpo de forma integrada e individualizada. Os exercícios comprovadamente melhoram a respiração, postura e condicionamento físico, além também de melhorar a coordenação motora, a mobilidade articular, equilíbrio e diminuir o stress. Aparentemente parecem ser exercícios leves, mas quem pratica afirma que são exercícios de níveis graduais e que quando você pratica, você realmente integra corpo e mente, isso devido a diversidade de cada exercício e a respiração que tem que ser realizada da maneira correta.

Pra quem gosta de exercícios diferentes e não tem foco em ganho muscular, mas sim em condicionamento físico, com toda certeza o Pilates é uma atividade recomendada pra você! Com exercícios de baixo impacto e de poucas repetições o Pilates proporciona resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por atletas profissionais a pessoas sedentárias. Os movimentos do método podem ser feitos por pessoas de todas as idades, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta, mas se você não tem lesão séria, pode ser atendido por um profissional de Ed. Física.

Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de movimentos. Ao perceber melhoras em suas saúde física e mental, o aluno tem sua autoestima elevada. O controle da respiração, por exemplo, permite ao praticante controlar sua ansiedade. Outra função muito apreciada é a de pós-tratamento de coluna, pois trabalha também com o fortalecimento da musculatura estabilizadora da coluna. Além disso, a modalidade também serve de escudo contra o estresse e a fadiga.

O Pilates é uma atividade que depois que você começa não quer mais parar, é bonito ver como as pessoas se desenvolvem em pouco tempo de prática e como se sentem melhor. O único problema é que ainda é uma atividade muito cara, isso porque ela tem que ser individual, por conta dos exercícios serem complexos. Mas se você pode, é uma atividade incrível e vale a pena experimentar. Fica a dica!

Fonte de Imagens: emagrecendocompilates.com

Anúncios