Poupe seu 3G e 4G

Imagine que você está em um lugar super legal e não vê a hora de postar uma foto no Instagram. Antes disso, suas amigas não param de conversar naquele grupo do WhatsApp e você as responde como pode. Depois, te mandam um Snap, que é prontamente retornado. Ops! Quando você vai ver… lá se foi o seu plano de dados. Gente, como pode acabar tão rápido?! É, miga, é não é que ele acaba mesmo? Pensando nesse problema tão comum em nossas vidas (infelizmente =/), fizemos uma pesquisa sobre o assunto e encontramos dicas que vão te ajudar a não passar por esse perrengue de novo. Certo, uma hora o 3G vai acabar. Mas não tão cedo!

  • Modo de repouso

O modo de repouso da tela é a quantidade de tempo que o display do seu smartphone permanecerá ativo depois que você parou de usar o mesmo. Por padrão, ela vem definida com um tempo mais longo do que o necessário e a maioria das pessoas nunca pensa em reconfigurar tal recurso.

Eu particularmente gosto de manter entre um e dois minutos, mas isso é de longe apenas necessário para o meu trabalho, pois viveria sem problemas com o modo de repouso entre 15 e 30 segundos e cada um tem um tempo que gosta de deixar, e isso influencia no tempo que seu celular fica com carga. Apenas limite o modo de repouso da tela acessando: Configurações > Tela > Modo de repouso.

  • Diminua também o brilho da tela

Diminuindo o brilho da tela do seu smartphone a partir dos atalhos rápidos quando você estiver em ambientes escuros pode otimizar ainda mais a bateria do seu smartphone. Primeiro, certificar-se de que o brilho automático esteja desativado, visto que tudo relacionado ao ajuste do brilho consome muita bateria. Além disso, você sempre poderá fazer uso deste recurso manualmente quando precisar dele. Caso você não conte com a opção nos atalhos rápidos, acesse Configurações > Tela > Brilho.

Por mais simples que limitar o modo de repouso e o brilho do display do seu celular possa parecer, no fim do dia você notará a diferença entre se preocupar com isso e não!

  • Deixe para baixar fotos e vídeos pelo Wi-Fi

A gente sabe que vídeos levam o 3G para o fundo do ralo, né? As imagens que seus amigos enviam por WhatsApp também podem ir gastando pouco a pouco a sua franquia de Internet. Por isso, deixe o download automático de mídia na opção “Quando conectado ao Wi-Fi” e baixe tudo quando estiver em casa. É só guardar a curiosidade para depois, vaaai!

  • Visualize o consumo de dados de cada aplicativo

Seja qual for o modelo do seu aparelho, procure nas configurações de dados móveis ou nas configurações de aplicativos a relação de consumo de dados de cada um deles. Você pode decidir quais são aqueles que funcionam apenas com o Wi-Fi e aqueles que podem continuar rodando com o 3G e, na hora dessa escolha, pense bastante: vale mesmo a pena continuar recebendo notificações daquela rede social que você não usa tanto assim quando está fora de casa? Pode ser uma boa deixá-la desativada para dados móveis. Agora é a hora de ajustar isso!

  • Desative as atualizações em segundo plano

Se você tem um Iphone, vá nas configurações dele. Em “Geral” você decide se deixa ligada ou desligada a opção de “atualização em segundo plano”. Pra que serve isso? Bom, sabe quando você abre um app e ele já está bonitinho carregado e pronto para ser usado? Pois então! É por conta desta opção que ele conseguiu atualizar sozinho. Ela é ótima no caso do Wi-Fi, mas, se tratando do 3G, bom, não precisamos dela tanto assim, né? Já no Android essa opção fica em “Configurações”, “Dados Móveis” e “Uso de Dados” e no Windows Phone a opção fica no no app “Sensor de Dados”.

  • Se você usar o Chrome como navegador padrão será ainda melhor!

O Google Chrome possibilita que você reduza o consumo de dados do navegador apenas indo até o seu menu de opções, selecionando a opção “Configurações”, “Largura de Banda” E ativando a função “Economia de Dados”. Depois o navegador ainda mantém um histórico mostrando quanto você poupou graças a isso. Ótimo, né? Pode espalhar pras migas que essa dica é certeira! \o/

  • Use um aplicativo especializado

Você sabia que existem apps para auxiliar na economia de dados móveis? Siiim! Aplicativos como o “3G Watchdog”, o “My Data Manager” ou o “Mobile Counter” monitoram a conexão da sua internet e analisam se você está gastando demais. Além disso, eles ainda sugerem formas de você economizar, indo direto ao ponto (você vai ter certeza absoluta sobre o que está gastando o seu 3G) e solucionando o problema. Escolha um dos três para baixar e depois é só aproveitar a economia!

Ufaaa! Eu já fiz tudo isso por aqui e espero não ver a mensagem de corte de dados da minha operadora tão cedo! E você, tem mais alguma dica infalível para acrescentar em nossa lista? Comenta aí!

 

Bye bye

Anúncios